"A educação é, antes de mais nada, desenvolvimento de potencialidades e a apropriação do "saber social". Trata-se de buscar, na educação, conhecimentos e habilidades que permitam uma melhor compreensão da realidade e envolva a capacidade de fazer valer os próprios interesses econômicos, políticos e culturais" (Gryzybowski, 1986:41-2)
A cada dia que passa, a informática vem sendo consolidadda como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas.
Visando uma utilização consciente e de qualidade da informática nas escolas municipais, a Secretaria de Educação do município de Campos dos Goytacazes/RJ está oferecendo cursos de informática para todos os profissionais da rede. Estão sendo ministrados dois módulos de informática básica voltados para diretores, gestores, professores, auxiliares de secretaria e equipe de apoio. A secretaria também está ministrando curso da Intel, destinado aos professores municipais.
A diretora do Departamento de Inclusão Digital, Ana Clara Chagas, informou que as turmas já estão lotadas, mas os interessados deverão procurar o departamento, localizado na sede da secretaria, e deixar o nome na lista de espera para que seja incluído nas próximas turmas. Os cursos são realizados em 10 encontros com três horas diárias. O departamento de Inclusão Digital está situado na Praça Cinco de Julho, 60, na sede da secretaria.
Sede da Secretaria de Educação de Campos dos Goytacazes
De acordo com Ana Clara, está em fase de implantação o Núcleo de Tecnologia Educacional do Município (Nurc). Ela informou que assim que o (Nurc) for inaugurado, os cursos também serão voltados para a comunidade. “Os cursos têm como principais objetivos capacitar os profissionais da rede de educação, otimizar os trabalhos e promover a inclusão digital”, ressaltou Ana.
O professor, Miler Couto, está fazendo o curso da Intel. Este módulo tem o objetivo de ensinar abordagens pedagógicas e auxiliar os profissionais da educação no uso de tecnologia na sala de aula. “O curso é maravilhoso, pois nos mostra um leque de possibilidades, com apresentações de novas ferramentas de trabalho. Não dá mais para viver sem o uso desta tecnologia”, declarou Miler.
Um das alunas do curso de Informática Básica é a auxiliar de serviços gerais, Fernada Apararecida dos Santos, de 29 anos, ela diz: “Resolvi fazer o curso, porque precisamos de noções tecnológicas para tudo. O meu maior interesse em fazer o curso é crescer profissionalmente”, destacou.
Os professores e demais profissionais da Educação devem aproveitar esta oportunidade de fazer esses cursos, para que tenham mais uma ferramenta para os auxiliar na difícil tarefa de ensinar.
Sugestões de leitura:
http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/capacitacao-professores-401074.shtml
http://www.educacaoeciberespaco.net/blog/?tag=capacitacao-de-professores-em-informatica
http://aa-cienciasdacomputacao.wikidot.com/a-importancia-da-informatica-na-educacao
http://www.campos.rj.gov.br/
http://did-smec.blogspot.com/
Neste mundo da Inclusão Digital, Informática e Educação devem caminhar de mãos dadas, tendo em vista o fato de que o computador se tornou uma ferramenta para aprendizagem e desenvolvimento de habilidades intelectuais e cognitivas, levando o aluno a despertar para suas potencialidades, sua criatividade e seu poder de inventividade. Nesta parceria, a escola deve fazer do computador um meio de aprendizagem e não um recurso elitizado, criando, assim, jovens egoístas e anti-sociais. O objetivo da Informática Educativa é formar cidadãos mais críticos, sociais e independentes,que aprendem a aprender, através da busca, da curiosidade, da investigação, da pesquisa e da descoberta frente às novas tecnologias do mundo digital.
ResponderExcluirA Informática na escola é fundamental já que promove um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar onde o papel do professor é facilitar a construção do conhecimento a partir de temas, projetos pedagógicos ou atividades extracurriculares integrados a realidade vivida pelo aluno.
ELZA
Jocilane,
ResponderExcluirO seu blog está muito interessante, bem elaborado e estruturado.
Quanto ao tema abordado, vamos torcer que dê certo, pois todos sabemos que não somente os professores da rede municipal de Campos dos Goytacazes, mas de todo o país precisa se atualizar e capacitar, salvo uma pequena parte.
Parabéns!!!
Cristina Carneiro
Jocilane
ResponderExcluirO seu blog noticia uma matéria de suma importância, pois demonstra que a Secretaria de Educação da sua cidade reconheceu a importância da formação continuada dos professores em informática. E isto talvez possa incentivar também o aluno a aprendizagem via computador, internet, enfim, usando de preferência as redes sociais que tendem a aproximar as pessoas, tornando a educação mais afetiva e significativa.
Rosimery Ribeiro
9/11/2011
A capacitação dos profissionais para lidar com essa tecnologia é fundamental. Interessante.
ResponderExcluirDouglas
Jocilane adorei seu blog,ficou muito legal!!!!!
ResponderExcluir"Informática e educação de mãos dadas", podem fazer a diferença no processo de ensino-aprendizagem.
Jocilane,achei super interessante o seu blog.
ResponderExcluirE acho também muito importante a capacitação de professores na área de informática.
Elisangela Rangel disse: Jocilane, achei super interessante e criativo o seu blog.
ResponderExcluirE acho super importante a capacitação de professores na área de informática.
Olá Jocilane,
ResponderExcluirGostei do seu tema, pois antes de pensar em leavar sala de informática, internet para a escola, antes deve haver uma capacitação para os professores. Isto é essencial para a instituição.:)
A capacitação de profissionais é muito importante, pois de nada adianta termos escolas com salas de informática e não termos professores capacitados e atualizados com as novas tecnologias.
ResponderExcluirCristiane Gomes dos Santos.
Oi, Jocilane,
ResponderExcluirO assunto que você abordou foi super interessante, pois é sempre bom saber que o poder público tem consciência da necessidade de capacitar nossos profissionais da educação, principalmente na área da informática; já que nossos alunos estão cada dia mais em contato com essa nova tecnologia.
Luana Gomes Pires.